O Sistema Iniciático da O.T.O.
Compreendendo a estrutura iniciática da Ordem
A Ordo Templi Orientis é uma Ordem iniciática, o que significa que o avanço em conhecimento dentro da Ordem é feito através de uma série de cerimônias de caráter mágico chamadas de Iniciações. Estas Iniciações refletem os mistérios da Ordem, os ensinamentos que são transmitidos a seus membros e membras bem como os símbolos relativos á filosofia e metodologia mágica relativas a Thelema, buscando instruir a pessoa nos mistérios da Natureza através de alegorias e símbolos, auxiliando cada Iniciado e Iniciada na descoberta e entendimento de sua verdadeira identidade. Para mais informações sobre como requerer afiliação a O.T.O., veja nosso Guia Básico para Iniciação, aqui em nosso site.
A Iniciação só pode ser conferida através de uma cerimônia física, presencial, conduzida por um Iniciador ou uma Iniciadora autorizados por uma Carta Patente devidamente emitida pelo Supremo Conselho da O.T.O., realizada em um Templo apropriado em um de nossos Corpos Locais. Em algumas situações especiais, é possível que um Corpo Local envie um time de Iniciação para realizar essa cerimônia em locais onde não haja um Corpo Local em funcionamento (normalmente apenas quando há um grupo suficientemente grande de candidatos que justifique a logística e custos necessários e uma estrutura apropriada no local para tanto), contudo este é um caso muito especial e não deve ser considerado como normal ou obrigatório.
A estrutura da O.T.O. é baseada numa série de graus, divididos entre a Mysteria Mystica Maxima e a Fraternitas Lucis Hermetica, que, por sua vez, são divididas em Tríades. Essa estrutura, como um todo, é apresentada abaixo.

A Mysteria Mystica Maxima
O início do braço iniciático da O.T.O. se dá através da Mysteria Mystica Maxima (ou M∴M∴M∴), onde a pessoa iniciada vai sendo introduzida paulatinamente aos Mistérios da Ordem a cada Iniciação pela qual ela passa. A M∴M∴M∴, por sua vez, é composta pelas duas últimas Tríades da Ordem:
Terceira Tríade: O Homem da Terra
A Tríade do Homem da Terra é composta pelos seguintes Graus:
- Grau 0º: Minerval
- Grau Iº: Mulher e Irmã / Homem e Irmão
- Grau IIº: Magista
- Grau IIIº: Mestra Magista / Mestre Magista
- Grau IVº: Perfeita Magista e Companheira do Sagrado Arco Real de Enoch / Perfeito Magista e Companheiro do Sagrado Arco Real de Enoch
- P.I.: Perfeita Iniciada ou Princesa de Jerusalém / Perfeito Iniciado ou Príncipe de Jerusalém
Todo homem e mulher livre, maior de idade e de bons antecedentes tem direito inalienável aos graus desta Tríade, embora não necessariamente de acordo com o estabelecido por seu próprio cronograma pessoal. Isso significa que é a própria pessoa que, por sua decisão pessoal, requer o avanço ao grau seguinte. Não há um prazo máximo de permanência em nenhum destes Graus. Também não há um prazo mínimo de espera entre os Graus de Minerval e Homem e Irmão ou Mulher e Irmã (a depender, claro, dos calendários de ritualística dos Corpos Locais), mas para os outros, há prazos mínimos de espera.
Os Graus de 0º a IIIº são chamados de “Graus do Oásis” e podem ser tomados em qualquer Oásis e em muitos Acampamentos. Já os Graus do IVº ou maiores só podem ser tomados em Lojas.
A principal função da Tríade do Homem da Terra é apresentar aos Iniciados e às Iniciadas os Mistérios dos Ciclos da Vida através da simbologia thelêmica, proporcionando um conhecimento prático sobre Thelema e Magick, preparando-os para o avanço à próxima Triade. Os Diáconos e as Diaconisas da E.G.C. são Ordenados entre as pessoas que se iniciaram no Grau IIº.
Fora das Tríades
Entre a Terceira e a Segunda Tríades encontra-se um Grau que está fora desta estrutura. É o Grau de Dama do Leste e do Oeste ou Cavaleiro do Leste e do Oeste. Este Grau é relativo ao Sacerdócio dentro da Ecclesia Gnostica Catholica.
Segunda Tríade: Os Amantes
A Tríade dos Amantes é composta pelos seguintes Graus:
- Grau Vº: Princesa Soberana Rosa-Cruz e Dama do Pelicano e da Águia / Príncipe Soberano Rosa-Cruz e Cavaleiro do Pelicano e da Águia
- Dama da Águia Vermelha e Membra do Senado dos Cavaleiros Filósofos Herméticos / Cavaleiro da Águia Vermelha e Membro do Senado dos Cavaleiros Filósofos Herméticos
- Grau VIº: Ilustre Dama (Templária) da Ordem de Kadosh e Companheira do Santo Graal / Ilustre Cavaleiro (Templário) da Ordem de Kadosh e Companheiro do Santo Graal
- Grande Inquisidora Comandante e Membra do Grande Tribunal / Grande Inquisidor Comandante e Membro do Grande Tribunal
- Princesa do Segredo Real / Príncipe do Segredo Real
- Grau VIIº: Theoretica e Mui Ilustre Grande Inspetora Geral Soberana / Theoreticus e Mui Ilustre Grande Inspetor Geral Soberano
- Maga da Luz e Bispa da Ecclesia Gnostica Catholica / Magus da Luz e Bispo da Ecclesia Gnostica Catholica
- Grande Mestra da Luz e Inspetora dos Ritos e Graus / Grande Mestre da Luz e Inspetor dos Ritos e Graus
A partir do Grau Vº não é mais possível requerer o avanço dentro da O.T.O., as Iniciações são feitas apenas por convite feito aos membros e às membras por Iniciados e Iniciadas de Graus mais altos. Estas Iniciações podem ser feitas apenas em Lojas.
A Tríade dos Amantes trabalha diretamente com o conhecimento aprofundado, tanto teórico quanto prático, de Thelema e de Magick. Seus membros e suas membras já são chamados a fazerem parte das estruturas governamentais da Ordem e isso se reflete em uma série de Sub-Graus presentes em cada Grau da mesma, cada um sendo referente a uma posição de trabalho administrativo e ritualístico dentro da O.T.O. É também no Grau VIº que estão os Bispos e Bispas da Ecclesia Gnostica Catholica.

A Fraternitas Lucis Hermetica
A Fraternitas Lucis Hermetica (ou F∴L∴H∴) é o círculo interno dos membros e das membras da Ordo Templi Orientis, representando o ápice da estrutura iniciática da Ordem. É aqui que os Segredos da Ordem estão verdadeiramente contidos, inclusive a parte da magia sexual praticada dentro da O.T.O. É composta apenas por uma Tríade, a do Eremita.
Primeira Tríade: O Eremita
Esta Tríade é composta por dois Graus Iniciáticos e três Graus Técnicos:
Graus Iniciáticos
- Grau VIIIº: Perfeita Pontífice dos Illuminati / Perfeito Pontífice dos Illuminati
- Epopt dos Illuminati
- Grau IXº: Iniciada do Santuário da Gnose / Iniciado do Santuário da Gnose
Graus Técnicos
- Grau Xº: Regina Summa Sanctissima / Rex Summus Sanctissimus
- Grau XIº: não possui um título próprio
- Grau XIIº: Soror Superiora e Cabeça Externa da Ordem / Frater Superior e Cabeça Externo da Ordem
Os Graus mágicos da Ordem mais elevados são o VIIIº e IXº, sendo o VIIIº destinado a que o membro ou a membra, munido do conhecimento que obteve até chegar a este Grau possa descobrir por si o Segredo Central da Ordo Templi Orientis e o Grau IXº composto por aqueles que foram reconhecidos como tendo cumprido esta tarefa.
Os três Graus Técnicos correspondem às lideranças da Ordem. O Grau Xº é dado aos Reis e Rainhas das Grandes Lojas e corresponde também aos e às Primazes da E.G.C. daquelas Seções Nacionais. Já o Grau XIº é ocupado pela Secretaria e Tesouraria Gerais da Ordem, enquanto o Grau XIIº é o da máxima liderança da O.T.O. e Patriarca ou Matriarca da E.G.C.