A Ordo Templi Orientis

Brasão da Ordo Templi Orientis

A O.T.O. é a primeira das ordens do Antigo Aeon a aceitar O Livro da Lei, recebido por Aleister Crowley em 1904 e.v., com sua mensagem de uma revolução no pensamento humano, cultura e religião, baseada em uma única injunção suprema: a Lei de Thelema – “Faze o que tu queres será o todo da Lei”. Esta lei não deve ser interpretada como uma licença para satisfazer os caprichos de cada um, mas sim como um mandato para descobrir e realizar a Verdadeira Vontade, deixando que os outros façam o mesmo de suas maneiras únicas. “Todo homem e toda mulher é uma estrela.”

A estrutura da O.T.O., como a da Maçonaria e as antigas escolas de mistérios, é baseada em uma série gradativa de Iniciações, ou Graus. Nestes Graus, a O.T.O. procura instruir o indivíduo por meio de alegorias e símbolos nos profundos Mistérios da existência e, assim, ajudar cada um a descobrir sua própria natureza verdadeira.

Os Graus Iniciáticos da O.T.O. ativam progressivamente o corpo psíquico do Iniciado. Todos os homens e mulheres maiores de idade (18 anos), livres e de boa reputação têm direito irrevogável aos Graus introdutórios da O.T.O.

A O.T.O. possui Corpos Locais em vários países ao redor do mundo e publica vários periódicos, revistas e boletins da sede internacional, incluindo o Equinox, The Oriflamme e The Magical Link. As várias Grandes Lojas e Representações Nacionais em todo o mundo também produzem tesouros de informação. Os interessados ​​são convidados a escrever ao Órgão Local Oficial mais próximo para obter mais informações sobre atividades, funções, publicações regionais ou cerimônias eclesiásticas.

No início de 1996, uma nova corporação foi fundada para continuar o trabalho da Grande Loja dos EUA da O.T.O, enquanto a corporação existente se reorganizou como a Sede Internacional da O.T.O. No dia 30 de março de 1996 e.v., Sabazius Xº foi nomeado como Grande Mestre Geral Nacional para a Grande Loja dos EUA.

No dia 1º de maio de 2005 e.v., uma Grande Loja do Reino Unido foi estabelecida. O O.H.O. Hymenaeus Beta XIIº apresentou cerimonialmente Frater Hyperion Xº à Ordem em uma Missa Gnóstica comemorativa no Conway Hall em Red Lion Square, Londres. Este evento feliz ocorreu 93 anos ao mês após o Xº anterior para o Reino Unido, Aleister Crowley, ser elevado a esse cargo. Ele anunciou uma nova fase no desenvolvimento da O.T.O. na Europa.

Em 16 de abril de 2006, a O.T.O. na Austrália alcançou o status de Grande Loja sob a liderança de Frater Shiva Xº. Mais recentemente, em 17 de maio de 2014, a O.T.O. na Croácia recebeu o status de Grande Loja sob a liderança de Frater Abrasax Xº e a O.T.O. na Itália recebeu status de Grande Loja sob a liderança de Frater Phanes Xº, elevando o número total de Grandes Lojas a cinco .

Ordo Templi Orientis tem dois ritos constituintes, Mysteria Mystica Maxima e Ecclesia Gnostica Catholica.

A Mysteria Mystica Maxima (M∴M∴M∴) é o braço iniciador da O.T.O., enquanto a Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.), a Igreja Católica Gnóstica, é o braço eclesiástico da Ordem. A E.G.C. confere sacramentos, incluindo a eucaristia da Missa Gnóstica, o batismo, a confirmação e a ordenação. Já a 
M∴M∴M∴  é a responsável pela estrutura iniciática e social da Ordem.

Muitos eventos da O.T.O. estão abertos ao público. Aqueles que desejam aprender mais sobre a Ordem são incentivados a participar de nossos eventos públicos. A participação em uma celebração da Missa Gnóstica é uma escolha particularmente boa para recém-chegados, pois fornece uma excelente introdução ao nosso simbolismo e filosofia. Entre em contato com um órgão local perto de você para obter mais informações.

Se você estiver interessado em se tornar um membro da Ordo Templi Orientis entre em contato com um de nossos Corpos Locais para obter mais informações. Ressaltamos que não é necessário ou obrigatório residir na cidade de um Corpo Local para ser um membro da O.T.O. mas nossas Iniciações são sempre feitas nos Corpos Locais.