Project name:

Liber Oz

Project description:

O Liber OZ (ou Livro 77) é um texto de uma única página escrito por Crowley, buscando declarar os direitos básicos de todo ser humano, de acordo com a filosofia thelêmica. Escrito em 1941, o texto consiste em cinco parágrafos concisos e sucintos, sendo um dos últimos e mais curtos textos de Crowley.

Crowley escreveu esta obra para Louis Wilkinson, de modo a cobrir de forma simples um possível “planejamento para a O.T.O. em palavras de uma sílaba” (o que não pode ser mantido na tradução), separando-o em “cinco sessões: moral, corpo, mental, sexualidade e o tiranicídio de segurança”.

Este é um texto escrito em uma linguagem simples, sendo que no original nenhuma palavra tem mais de uma sílaba. Desta forma, Crowley buscou assegurar-se que seria compreensível a qualquer um que o lesse, independente de seu conhecimento de Inglês.

A última declaração enumerada “o Homem tem o direito de matar aqueles que contrariassem esses direitos” costuma confundir e mesmo enraivecer os leitores que gostariam de contrariar os direitos ali descritos. Frater Sabazius Xº, Rei da Grande Loja dos EUA, redefine a declaração controversa declarando que as pessoas deveriam ser punidas através do tiranicídio caso toda outra forma de punição (tais como processo legal ou mesmo prisão) não seja suficiente.


ico-Texto-Original Leia o texto original →         ico-Texto-Traduzido Leia o texto traduzido

O.T.O. - Brasil

About O.T.O. - Brasil

Ordo Templi Orientis - Representação Brasileira