O Calendário Thelêmico

A filosofia Thelêmica possui uma série de datas comemorativas, advindas do Capítulo II do Livro da Lei (versículos 35 a 44), que são regularmente observados em todos os Corpos Locais da O.T.O. A relação destas datas é a seguinte:

DataEvento
21 de marçoAnno Novo e Supremo Ritual
8 a 10 de abrilTrês Dias do Livro da Lei
21 de junhoSolstício de Inverno
12 de agostoPrimeira Noite do Profeta e Sua Noiva
21 de setembroEquinócio de Primavera
12 de outubroPequena Festa do Profeta (“Crowleymass”)
1º de dezembroGrande Festa do Profeta
21 de dezembroSolstício de Verão

Nota: as datas dos Solstícios e Equinócios podem variar de acordo com o ano, para um dia ou dois, para mais ou para menos.

Há também outras festividades Thelêmicas, de data não fixa, que são:

  • A Festa para a Vida: nascimento de uma criança.
  • A Festa para o Fogo: maturidade de um rapaz.
  • A Festa para a Água: maturidade de uma moça.
  • A Festa para a Morte: falecimento.

Sistema de Datas

O sistema de datas usado nas publicações da O.T.O. e correspondências usa a data em que Crowley efetuou a invocação de Hórus, 20 de março de 1904, como dia zero do ano zero. Cada ano Thelêmico começa com a Festa para o Supremo ritual (em 20 de março) como dia zero.

A cronologia Thelêmica é dividida em Ciclos ou Eras de 22 anos, de tal forma que cada ano possa ser atribuído a um trunfo do Taro (Arcanos Maiores) ou à letra correspondente do alfabeto hebraico. A notação para um ano Thelêmico é usualmente escrita em numerais romanos, em maiúsculos e minúsculos. A primeira parte (em maiúsculos) representa o número da era e a segunda parte (em minúsculos) assinala o ano dentro deste ciclo de 22 anos. Isto pode ser antecedido pelo termo “Anno” ou “An”, indicando o “ano”.

Usando uma efeméride, um calendário astrológico ou seu computador, determine quais signos do Zodíaco Tropical ocupam o Sol e a Lua na data em questão e inclua esta informação como parte da data Thelêmica.

Em adição, pode ser especificado o dia da semana em Latim, de acordo com a sua característica planetária, como se segue:

PortuguêsLatim
DomingoDies Solis
Segunda-feiraDies Lunae
Terça-feiraDies Martis
Quarta-feiraDies Mercurii
Quinta-feiraDies Jovis
Sexta-feiraDies Veneris
SábadoDies Saturnis

Por conveniência, a data Thelêmica é usualmente suplementada pela data convencional. As letras “e.v.” (que significa era vulgaris, a expressão latina para “era vulgar”) são colocadas após a data convencional para denotar que tal data corresponde ao velho Aeon.

Por exemplo, a completa data Thelêmica para 20 de março de 1995 seria expressa como se segue:

Anno IV:iii
Sol in Aries, Luna in Cancer
Dies Lunae
20 de março de 1995 e.v.

Para calcular o ano telêmico faz-se o seguinte cálculo:

  1. Subtrai-se o ano vulgar de 1.904.
  2. Divide-se o resultado por 22, sem calcular os decimais.
  3. O dividendo corresponde ao ciclo.
  4. O resto correspondendo ao Ano.

O cálculo das datas astronômicas é mais complexo, requerendo o uso de tabelas astrológicas ou cálculos matemáticos extensos. Sugere-se para isso o uso de um programa já pronto.