Iniciação

Formas de Iniciação

Existem dois tipos principais de membros, iniciados e eclesiásticos, correspondentes aos dois ritos constituintes de Ordo Templi Orientis, Mysteria Mística Maxima (M∴M∴M∴) e Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.). Os dois são inicialmente independentes, mas tornam-se conectados à medida que se progride através dos Graus da O.T.O.

Afiliação Iniciática

A Iniciação está disponível para todo homem e mulher que é livre, pelo menos 18 anos de idade, e de bons costumes. Na O.T.O. as Iniciações são conferidas através de uma cerimônia física presencial conduzida por um Iniciador devidamente autorizado. As Iniciações são quase sempre realizadas nos Corpos Locais da O.T.O., mais comumente naqueles classificados como Oásis ou Lojas. A Iniciação introdutória na O.T.O. é conhecido como o “Minerval” ou Grau 0 °.

Portanto, o caminho para se tornar um membro iniciado da O.T.O. envolve entrar em contato com o Corpo Local próximo de sua residência, obtendo um pedido de iniciação desse órgão.

Para estabelecer a condição de “bons costumes”, sua inscrição deve ser assinada por dois padrinhos ou madrinhas que já sejam membros da O.T.O. Padrinhos e madrinhas em potencial geralmente irão querer conhecer você antes de assinar sua inscrição, o que pode envolver sua participação em vários eventos locais ou um tempo gasto com eles.

Afiliação Eclesiástica

A Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.) é o braço eclesiástico da OTO. Ela oferece a participação leiga conferida pelos Sacramentos do Batismo e da Confirmação. A filiação leiga não confere privilégios especiais. Membros Confirmados da E.G.C. que sejam Iniciados à O.T.O. também podem entrar no Noviciado e trabalhar para sua ordenação ao Diaconato ou ao Sacerdócio. Existem outros requisitos de Graus da M∴M∴M∴ para estas ordenações.

Para saber mais sobre o E.G.C. e a participação em seus rituais, consulte a página Corpos Locais e entre em contato com um Corpo perto de você.

Políticas de Afiliação

Privacidade

A afiliação à O.T.O. é confidencial. Os nomes e endereços dos membros são mantidos em sigilo do público em geral e da maior parte da O.T.O. Aos membros administrativos da O.T.O. (incluindo oficiais do Corpo Local) são fornecidas informações sobre os membros em base de necessidade. Por exemplo, um membro que deseje participar de um evento somente para Iniciados em um Corpo Local pode ter seu status de membro confirmado por uma Representação Nacional, uma Grande Loja ou pelo Quartel General Internacional em resposta a uma consulta pelo Mestre do Corpo Local. Os demais membros só terão acesso a estas informações se as mesmas lhe forem oferecidas pelo próprio membro.

A O.T.O. não fornece dados sobre seus membros a nenhum grupo, associação ou empresa, sob nenhuma circunstância.

Não-discriminação

Não haverá consideração de raça, etnia, sexo, identidade de gênero ou orientação sexual ao considerar a adequação de candidatos para admissão, avanço ou nomeação para o cargo dentro da Ordo Templi Orientis.

Estrutura Iniciática

A estrutura da O.T.O., como a da Maçonaria e as antigas escolas de mistérios, é baseada em uma série de Iniciações ou Graus, a maioria dos quais são conferidos cerimonialmente. Nos Rituais desses graus, a O.T.O. procura instruir o indivíduo por alegorias e símbolos nos profundos mistérios da natureza e, assim, ajudar cada um a descobrir sua própria identidade.

Os Graus de O.T.O. são divididos em três Graus ou “Tríades”: o Eremita, o Amante e o Homem da Terra, conforme mostrado na tabela a seguir:

Tríade do
Homem da Terra
Minerval
Homem-Irmão
Mulher-Irmã
II° Magista
III° Mestre-Magista
IV° Perfeito Magista e Companheiro do Sagrado Arco Real de Enoch
Perfeita Magista e Companheira do Sagrado Arco Real de Enoch
Perfeito Iniciado ou Príncipe de Jerusalém
Perfeita Iniciada ou Princesa de Jerusalém
Fora das Tríades   Cavaleiro do Leste e do Oeste
Amazona do Leste e do Oeste
Tríade dos
Amantes
Príncipe Soberano Rosa-Cruz e Cavaleiro do Pelicano e da Águia
Princesa Soberana Rosa-Cruz e Amazona do Pelicano e da Águia
Cavaleiro da Águia Vermelha e Membro do Senado dos Cavaleiros Filósofos Herméticos
Amazona da Águia Vermelha e Membro do Senado dos Cavaleiros Filósofos Herméticos
VI° Ilustre Cavaleiro (Templário) da Ordem de Kadosh e Companheiro do Santo Graal
Ilustre Amazona (Templária) da Ordem de Kadosh e Companheira do Santo Graal
Grande Inquisidor Comandante e Membro do Grande Tribunal
Grande Inquisidora e Comandante e Membro do Grande Tribunal
Príncipe do Segredo Real
Princesa do Segredo Real
VII° Teórico e Mui Ilustre Grande Inspetor Geral Soberano
Teórica e Mui Ilustre Grande Inspetora Geral Soberana
Magus da Luz e Bispo da Ecclesia Gnostica Catholica
Maga da Luz e Bispa da Ecclesia Gnostica Catholica
Grande Mestre da Luz e Inspetor dos Ritos e Graus
Grande Mestre da Luz e Inspetora dos Ritos e Graus
Tríade do
Eremita
VIII° Perfeito Pontífice dos Illuminati
Perfeita Pontífice dos Illuminati
Epítome dos Illuminati
IX° Iniciado do Santuário da Gnose
Iniciada do Santuário da Gnose
Rex Summus Sanctissimus
Regina Summa Sanctissima
XI° Iniciado(a) do Décimo-Primeiro Grau (este Grau é técnico e não possui relação com o plano geral da Ordem)
XII° Frater Superior e Cabeça Externo da Ordem
Soror Superior e Cabeça Externa da Ordem

Os graus do Homem da Terra seguem um padrão baseado no simbolismo dos chakras e nos estágios do Kundalini Yoga. Eles também representam, de forma dramática, o Caminho do Indivíduo na Eternidade. No 0°, o Ego, um Deus errante, é atraído pelo Sistema Solar. No I°, a criança experimenta o nascimento. No II°, o homem ou mulher experimenta a vida. O IIIº representa a morte do indivíduo, e o IVº representa o mundo além da morte, o estado glorificado do iniciado. No P.I., o(a) Iniciado(a) atinge simbolicamente a Perfeição final, e todo o ciclo é retirado para a Aniquilação.

Destas Estações no Caminho, todos, exceto o II °, representam experiências críticas únicas. No entanto, estamos preocupados com a Vida em toda a sua variedade e, portanto, todos os graus acima do P.I. são elaborações do II°, uma progressiva instrução sobre como viver, já que em uma única cerimônia dificilmente se pode esboçar, mesmo no mais breve esboço, o Ensinamento de Iniciados em relação à Vida. Os rituais e ensinamentos do V° ao IX° são, portanto, instruções na Maestria da Vida. Há instruções em Filosofia Hermética, Cabala, Magia e Yoga, todas destinadas a preparar o candidato para as técnicas de magia sexual dos mais altos graus de O.T.O.

Além das instruções oficiais, muitos dos Corpos Locais da O.T.O. oferecem instruções suplementares aos seus membros. As formas particulares destas instruções suplementares dependem do caráter e das capacidades do Corpo Local específico; podem ser fornecidas na forma de aulas, seminários, programas de estudo ou publicações.