A O.T.O. e as Outras Organizações

Qual a relação entre a O.T.O. e a Astrum Argentum (A∴A∴)?

Devido a muitos pioneiros Thelemitas terem sido membros tanto da O.T.O. quanto da Astrum Argentum (A.·.A.·.), há até hoje muita confusão histórica acerca da associação entre essas duas Ordens.
A Astrum Argentum foi fundada por Aleister Crowley e George Cecil Jones em 1907, em cima da estrutura da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn), com o objetivo da promulgação da Lei de Thelema. Apesar de até hoje muitos membros da O.T.O. também serem da A∴A∴, isto reflete uma opção pessoal do Iniciado em procurar sistemas que dialogam, e não uma dependência entre os sistemas das Ordens, que se tratam de estruturas diferentes. Graus na A∴A∴ não garantem graus na O.T.O., e nem vice–versa.

Qual a relação entre a O.T.O. e a Maçonaria?

No presente não há mais relação alguma entre a O.T.O. e a Maçonaria, que não histórica. Ainda que fundada como uma Academia Maçônica, desde 1912 a O.T.O. não presta mais obediência a nenhuma das Grandes Lojas Maçônicas, regulares ou irregulares, não se constituindo mais em uma organização maçônica. Desta forma, possuir um Grau maçônico não confere nenhum tipo de direito ou privilégio na O.T.O., ou vice-versa.

Qual a relação entre a O.T.O. e as Ordens Rosacruzes?

Ainda que a simbologia da rosa desabrochando sobre a cruz seja utilizada dentro da O.T.O. e que, em termos históricos, exista relação entre a O.T.O. e duas das maiores organizações rosacruzes pela proximidade entre os fundadores dessas organizações e a O.T.O., não existem quaisquer ligações filosófica, estrutural ou administrativa entre a O.T.O. e qualquer organização rosacruz.

Qual a relação entre a Ordo Templi Orientis e a Wicca?

A O.T.O. não é uma organização pagã ou Wiccan. No entanto, sua filosofia não é incompatível com essas duas linhas. Gerald Gardner, que é aceito como o criador da Wicca, foi profundamente influenciado pelo trabalho de Crowley e foi um iniciado na O.T.O. Alguns membros da O.T.O., inclusive, consideram–se Wiccans.

Qual a relação entre a O.T.O. e as outras organizações Thelêmicas?

A Ordo Templi Orientis acredita plenamente na liberdade de todo ser humano em seguir a Lei de Thelema e reunir–se em grupos com sua proposta particular de viver e trabalhar a Lei. Contudo, acredita também que essa liberdade deve ser levada de forma séria, responsável e independente. Dessa forma, a O.T.O. não interfere, julga ou compatibiliza seus Graus Iniciáticos com nenhuma outra organização thelêmica. Por outro lado, reserva–se ao direito de também manter seu próprio trabalho independente desses grupos, não aceitando qualquer tipo de interferência por parte dos mesmos.

Tenho outras perguntas!

Em caso de quaisquer dúvidas ou questionamentos não exite em falar conosco. Entre em contato ou nos procure durante nossos eventos abertos. Ficaremos felizes em conversar.