Sobre a E.G.C.

O que é a E.G.C.?

A E.G.C. (Ecclesia Gnostica Catholica – Igreja Gnóstica Católica) é o ramo religioso da Ordo Templi Orientis, com sua estrutura eclesiástica própria e dedicando-se à celebração do Liber XV – A Missa Gnóstica e demais Sacramentos, tais como Batismos, Confirmações, Consagrações, casamentos etc., sempre dentro dos ideais de Thelema.

Qual a relação da Igreja Gnóstica Católica com a O.T.O.?

A Ecclesia Gnostica Catholica (E.G.C.), ou Igreja Gnóstica Católica, foi incorporada na estrutura da O.T.O. em 1908 ev. Crowley escreveu em 1913 e.v. a Missa Gnóstica (Liber XV), que é considerada o principal rito externo da O.T.O. A E.G.C. aceitou formalmente a Lei de Thelema em 1920 ev, e é frequentemente descrita como sendo o braço religioso da O.T.O., disponibilizando para seus membros a possibilidade da experiência sacerdotal e eclesiástica.

Qual a relação entre a Igreja Gnóstica Católica e a Igreja de Roma?

A E.G.C. é uma estrutura religiosa incorporada à Ordo Templi Orientis e atua de forma totalmente independente de qualquer outra estrutura religiosa. Os clérigos da E.G.C. prestam obediência apenas ao Patriarca da Ecclesia (que também é o Frater Superior da O.T.O.) e nossas doutrinas religiosas não possuem relação com o cristianismo, islamismo, judaísmo, budismo ou qualquer outra religião estabelecida, sendo toda as nossas práticasfocadas em Thelema.

Eu preciso ser um membro da O.T.O. para participar da Missa Gnóstica?

Ser membro da O.T.O. não é um prerrequisito para se assistir à Missa Gnóstica na maioria dos Corpos Locais. Porém é necessário ser convidado de um membro da Ordem, uma vez que, no Brasil, não realizamos cerimônias públicas. A Missa Gnóstica costuma atuar como ponto de contato para aqueles interessados em conhecer mais a Ordem e suas práticas. Alguns Corpos Locais preferem que haja maior contato antes de convidar pessoas de fora para assistir à Missa Gnóstica. Também é obrigatório para assistir ao rito que se participe da Eucaristia ao final da cerimônia. Encorajamos a quem se interessar em assistir à Missa Gnóstica que se familiarizem com o texto do ritual (Liber XV) antes de se decidirem.

Eu posso me Batizar na E.G.C. mesmo não sendo da O.T.O.?

Sim, é possível ser Batizado e Confirmado na E.G.C. sem ser um membro iniciado da O.T.O. Entretanto, para seguir carreira eclesiástica, a partir da Consagração de Diácono(isa) é necessário ser iniciado.

Sou de outra religião. Posso assistir a uma Missa Gnóstica?

Não há impedimento algum por parte da O.T.O. ou da E.G.C. que alguém de qualquer religião não apenas assista e participe dos ritos da Ecclesia como se Batize ou Confirme. Tampouco é necessário ou pedido que a pessoa abandone suas convicções religiosas para tanto.

Tenho outras perguntas!

Em caso de quaisquer dúvidas ou questionamentos não exite em falar conosco. Entre em contato ou nos procure durante nossos eventos abertos. Ficaremos felizes em conversar.