Corpos Administrativos

Nossa Ordem possui três tipos de Corpos Locais oficiais, a saber, Acampamentos (ou Campos), Oásis e Lojas. Os membros da Ordem podem filiar-se apenas a um Corpo Local, ainda que não haja obrigatoriedade de manter afiliação a qualquer Corpo Local ou afiliar-se a um em sua cidade ou mesmo país.

Acampamentos

Constituem o nível administrativo mais básico. Podem ser tão simples quanto um grupo de estudos ou tão completos quanto uma Loja em miniatura, podendo ou não fornecer Iniciações até o Grau IIIº, mas não além deste.

Um Acampamento pode ser estabelecido por um único membro que tenha pelo menos o Grau Iº. Seu estabelecimento pode ser por várias razões: representação regional, prover iniciações, publicações etc. Contudo, é recomendável que possam haver mais membros presentes ao pedido de formação do Corpo Local.

Oásis

Após o Acampamento, o próximo nível de complexidade é o Oásis. Este funciona, em muitos aspectos, como uma “mini-Loja”. Deve fornecer instruções, celebrar a Missa Gnóstica de modo regular e prover Iniciações dos Graus 0º a IIIº.

Um Oásis deve ser estabelecido por, pelo menos, três Membros Iniciados, devendo um deles, ao menos, ter Grau IIIº ou superior. Geralmente os Oásis são criados a partir de Acampamentos já existentes. Os Oásis são Corpos de Iniciação e espera-se que possuam todas as facilidades para fornecer Iniciações até o Grau IIIº. O Mestre de Oásis deve possuir uma Carta de Iniciador devidamente patenteada para realizar suas funções.

Lojas

O grau mais elevado de Corpo Local é a Loja. Um Mestre de Loja deve ser um Iniciado de, pelo menos, Grau Vº e deve possuir uma Patente de Iniciador que o autorize a iniciar ao menos até o Grau IIIº. Uma Loja deve prover Iniciações até o Grau IIIº e possuir todas as facilidades para realizar Iniciações até os Graus IVº e P.I. Um Iniciador visitante pode ser convidado para realizar essas iniciações caso o Mestre de Loja não possua Patente para tal.

Espera-se que as Lojas celebrem a Missa Gnóstica o mais freqüentemente possível.

As duas funções primárias de uma Loja são:

  1. Servir a um grande número de Membros e
  2. Perpetuar a vida da ordem,caso um grande desastre venha a ocorrer com o IHQ ou com sua respectiva Grande Loja.

Grande Loja

Uma Grande Loja é estabelecida quando um determinado país não está sob a administração direta do IHQ e sim soba regência de um Rei. Neste caso, toda a administração nacional é feita pela Grande Loja.

Uma Grande Loja, contudo, não é um Corpo Local, seus membros são todos os irmãos e irmãs da O.T.O. daquele país, estejam ou não afiliados a um Corpo Local.