A E.G.C.

Simbolo da EGC
Simbolo da EGC

A Ecclesia Gnostica Catholica (EGC) ou Igreja Católica Gnóstica é a igreja pública da OTO, cujo rito central é Liber XV ou a Missa Gnóstica. A missa celebra a Lei de Thelema – Luz, Vida, Amor e Liberdade – e através de seu sacramento as doutrinas místicas da Aliança da Ressurreição e da Comunhão dos Santos. Originalmente trazida para a O.T.O. pelo Dr. Gérard Encausse (Papus) em 1908 e.v., ela foi única na restauração do ofício sagrado e da função da Sacerdotisa de volta ao contexto religioso ocidental. 
A E.G.C. é um ambiente religioso Thelêmico, dedicado ao avanço da Luz, Vida, Amor e Liberdade através da Lei de Thelema.

A atividade central do E.G.C. é a celebração da Missa Gnóstica, Liber XV, que foi composta por Aleister Crowley para a O.T.O. em 1913 e.v. A participação como Membro da E.G.C. está disponível através do Batismo e da Confirmação.

A EGC é liderada pelo Patriarca da Igreja, Hymenaeus Beta XII°. A Igreja é organizada em Bispos, Sacerdotes, Sacerdotisas, Diáconos e leigos. O clero do noviciado é dotado de instalações de aprendizado, treinamento individual e em grupo

A Igreja observa o calendário religioso dado no Capítulo II do Livro da Lei, (versículos 35 a 43):

  • Os Rituais dos Elementos e Festas dos Tempos são observados nos Equinócios e Solstícios.
  • A Festa da Primeira Noite do Profeta e Sua Noiva é celebrada em 12 de agosto.
  • A Festa dos Três Dias da Escritura do Livro da Lei é celebrada nos dias 8, 9 e 10 de abril, começando ao meio-dia de cada dia.
  • A Festa para o Supremo Ritual (a Invocação de Hórus) é observada em 20 de março.
  • A Festa do Equinócio dos Deuses é realizada no Equinócio de Outono do hemisfério Sul de cada ano para comemorar a fundação de Thelema em 1904. Isso marca o início do ano Thelêmico.

Membros da O.T.O. em situação regular são elegíveis para treinamento e ordenação clerical na E.G.C. Muitos Corpos Locais da O.T.O. celebram a Missa Gnóstica regularmente. Em alguns locais, nenhuma afiliação formal com a O.T.O. é necessária para assistir à Missa, embora os visitantes devam comunicar seu desejo com antecedência.